DIÁLOGO DE CINEMA
2ª Edição
De 30 de setembro a 05 de outubro de 2014
Porto Alegre - RS

REGULAMENTO GERAL

CAPÍTULO I – DA ORGANIZAÇÃO

Art. 1º: O DIÁLOGO DE CINEMA será realizado na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, no período de 30 de setembro a 05 de outubro de 2014, organizado e coordenado por uma Comissão Executiva indicada e nomeada pela produtoras Avante Filmes e Sofá Verde Filmes.

Parágrafo primeiro – O DIÁLOGO DE CINEMA é um festival internacional de cinema, que tem por finalidade apresentar uma parcela representativa da recente produção brasileira, contribuindo para sua difusão e reflexão, reunindo profissionais e público interessado, promovendo encontros e debates.

Parágrafo segundo – O festival, além de mostras não competitivas, contará com duas mostras competitivas e abertas a inscrições:

I – Mostra Diálogo: para curtas-metragens brasileiros, selecionados dentre os trabalhos inscritos ou convidados pela curadoria;

II - Mostra Cercanias: para curtas-metragens gaúchos, selecionados dentre os trabalhos inscritos ou convidados pela curadoria;

CAPITULO II – DA INSCRIÇÃO

Art. 2º – Os filmes inscritos nas mostras competitivas deverão obedecer os seguintes critérios:

I – Ser realizado por empresa produtora brasileira, diretor brasileiro ou em território brasileiro.
II – Possuir até 35 minutos de duração, incluindo créditos.
III – Possuir formato de exibição em arquivo digital ou blu-ray.
IV – Ser inédito ou ter sido lançado após 1º de janeiro de 2013.

Parágrafo primeiro - Todos os filmes inscritos pelo site, que estejam de acordo com as normas deste regulamento, participam do processo de seleção da Mostra Diálogo.

Parágrafo segundo - Todos os filmes inscritos que sejam produzidos no Rio Grande do Sul ou por empresa produtora gaúcha, automaticamente participam também do processo de seleção da Mostra Cercanias, que ocorrem de maneira independente à Mostra Diálogo.

Parágrafo terceiro - Caso seu filme esteja apto a concorrer à Mostra Cercanias, mas sua intenção seja participar apenas da Mostra Diálogo, por favor, comunique-se à coordenação do festival em um prazo até 5 dias após sua inscrição.

Art. 3º – A inscrição se dará mediante preenchimento do formulário online ( no site www.dialogodecinema.com.br ) e envio de link do filme (Vimeo, Youtube, etc).

Parágrafo primeiro: Todos os gêneros são aceitos, exceto videoclipes, filmes publicitários e institucionais.

Parágrafo segundo: Quando o filme estiver em outro idioma deverá obrigatoriamente estar
legendado em português.

Parágrafo terceiro: Os filmes selecionados não receberão nenhum prêmio especial por sua exibição.

Parágrafo quarto: Após confirmada a seleção, o responsável pela inscrição deverá enviar, em até 5 dias, 3 fotos still em 300dpi, currículo do diretor e arquivo final de exibição no formato solicitado.

Art. 4º – As inscrições ficarão abertas até às 23 horas e 59 minutos do dia 01 de agosto de 2014.

Art. 5º - A inscrição dos filmes no DIÁLOGO DE CINEMA autoriza automaticamente a utilização de suas imagens (still) e trechos de até 60 segundos, para efeito de divulgação, inclusive na Internet e na televisão.


CAPÍTULO III – DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

Art. 6º: A seleção dos filmes inscritos será realizada por um comitê formado por profissionais ligados às áreas do audiovisual, que têm liberdade para definir seus próprios critérios de avaliação e seleção, previamente afinados com o perfil e as diretrizes definidas pela direção do festival, que não tenham ligação direta com nenhum dos filmes selecionados.


CAPÍTULO IV – DA PREMIAÇÃO

Art. 7º: Será formada uma Comissão de Premiação para a Mostra Diálogo e outra para a Mostra Cercanias, constituída cada uma por 3 jurados – ligados ao universo audiovisual e/ou comunicação, que escolherá os vencedores para todas as categorias, salvo o Prêmio do Júri Popular.

Art. 8º: A Comissão de Premiação escolherá os vencedores, de acordo com as informações
preenchidas nas fichas de inscrição dos filmes. Suas decisões serão irrevogáveis e todas as
comissões serão dissolvidas tão logo se realize a cerimônia de entrega dos prêmios.

Art. 9º: As premiações dos filmes de curta-metragem da competição serão divulgadas na cerimônia de encerramento do Festival.

CAPÍTULO V – DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 10: A Comissão Executiva tem autonomia para prorrogar ou não, o prazo de inscrição de
acordo com a necessidade do evento, bem como flexibilizar outras normas aqui previstas.

Art. 11: As Comissões de Seleção e de Premiação são soberanas em suas decisões, não cabendo recursos.

Art. 12: Nenhum filme selecionado ou convidado para o DIÁLOGO DE CINEMA poderá ser retirado do Festival depois de divulgada a programação, salvo por decisão da Comissão Executiva.

Art. 13: Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Executiva do
DIÁLOGO DE CINEMA.

Contatos:
contato@dialogodecinema.com.br
imprensa@dialogodecinema.com.br
trafego@dialogodecinema.com.br